Babbo Giovanni

babbo

Os Tussatos, família de imigrantes italianos que se fixaram no interior de São Paulo, no início do século 20, enfrentaram enormes dificuldades, porém contando com muita determinação e duras jornadas de trabalho, criaram os filhos, formando uma nova geração de empreendedores que pelos seus anseios e necessidades, partiram para a conquista de novos espaços.

Foi assim, que saindo das plantações de café de Ribeirão Preto, vieram para a Capital de São Paulo, estabelecendo-se no ramo de extração de areia do rio Tietê. Foi então que Giovanni Tussato, o mais jovem dos Tussatos conhece e apaixona-se por Celeste, e diante da necessidade de aumentar seus rendimentos para poder casar-se, tenta outras alternativas de trabalho.

Após várias tentativas, ingressa no ramo de panificação, onde rapidamente aprende todos os segredos da especialidade, desenvolvendo a arte de preparação de saborosas pizzas. Era ano de 1917, e Giovanni Tussato tornava-se o primeiro pizzaiolo do Brasil de que se tem notícia. Foi nesse ano que Valentin e Giovanni Tussato apresentaram pela primeira vez a receita que reunia na Itália famílias inteiras ao redor da mesa e que viria a ser uma das maiores paixões dos homens e mulheres paulistanos.